Notícias do Turismo
 

 

Temendo 'invasão' como na Copa, Rio-16 cria área para motorhomes em Niterói

A enorme praça onde estão três edifícios projetados por Oscar Niemeyer em Niterói, na região metropolitana do Rio, pode ser o destino dos turistas que vierem para a Olimpíada do Rio em seus motorhomes.

A definição prévia de um espaço destinado a esses veículos tenta evitar a repetição dos imprevistos ocorridos durante a Copa de 2014, quando centenas de campistas vindos de países vizinhos surpreenderam a organização do evento.

Em um primeiro momento, eles se instalaram na orla de Copacabana e em campings na zona oeste da cidade. Depois foram deslocados para o Sambódromo e o Terreirão do Samba. Ao todo, foram contabilizados cerca de 900 veículos, entre carros de passeio e motorhomes, grande parte deles proveniente da Argentina.


Argentinos arrumam as malas e deixam o Terreirão do Samba, no Rio, durante a Copa-2014

Em entrevista para detalhar o plano operacional da Olimpíada nesta quarta-feira (27), o prefeito Eduardo Paes informou que a prefeitura de Niterói se dispôs a receber esses turistas. O Sambódromo, para onde foram deslocados na Copa, sediará as provas de tiro com arco e a chegada da maratona.

Na apresentação, a prefeitura do Rio identificou, em um mapa, um trecho do Caminho Niemeyer, o segundo maior conjunto de obras do arquiteto morto em 2012 e atração turística da cidade como destino dos motorhomes.

Com 72 mil metros quadrados, o espaço reservado a eles é uma grande praça cimentada à beira da Baía de Guanabara, onde estão o Teatro Popular Oscar Niemeyer, a Fundação Oscar Niemeyer e o Memorial Roberto Silveira.

A prefeitura de Niterói, porém, disse que ainda está avaliando a proposta é estudando a melhor área para receber os turistas, caso aceite recebê-los.

Os turistas que ficarem na cidade, porém, enfrentarão uma verdadeira maratona para chegar aos locais de provas. O espaço está a 48 quilômetros do Parque Olímpico da Barra, onde estão a maior parte das instalações. Até Copacabana, onde serão disputadas as provas de vôlei de praia, são 28 quilômetros.

De transporte público, a viagem às principais instalações esportivas pode se tornar ainda mais difícil. Em uma simulação feita pelo Google Maps às 15h desta quarta-feira (27), o trajeto entre o Teatro Popular e o Parque Olímpico levaria 3h31 –saindo de ônibus de Niterói até a Av Brasil, onde seria feita baldeação para nova linha até a Barra.


Caminho Niemeyer, em Niterói, onde ficarão os motorhomes

Fonte: Folha

 

 

 

 
veja notícias anteriores >>
 

GRAND TRAILER " Transformando seu Projeto em Realidade "


NegóciosWEB