Notícias do Turismo
 

 

Quanto custa viajar de motorhome pelos EUA? (nossas 14 constatações, em números)

Muita gente escreve perguntando quanto custam as nossas viagens.

Às vezes, me perguntam: "será que, com XXXX reais, dá pra fazer uma viagem assim e assado?"
Eu nunca vou dar uma resposta exata a uma pergunta dessas.
Aliás, eu costumo contar os preços das coisas (passeios, hotéis, restaurantes) - mas isso é o máximo que eu falo quando se trata de dinheiro X viagens.

Porquê? Porque cada família é diferente.
Cada pessoa tem gastos totalmente diferentes. Uma das maiores dificuldades de viajar com amigos, por exemplo, é justamente compatibilizar isso:

Uns gostam de gastar comendo bem, outros sobrevivem de sanduíche e água da torneira; uns gostam de ficar em hotéis bacanas, outros viajam de ônibus noturnos para economizar na hospedagem; uns torram os tubos em compras, enquanto outros preferem priorizar os gastos com passeios - enfim, eu não tenho como prever quanto uma família (que não a minha) vai gastar numa viagem.

 

 

Mas, no caso desta viagem de motorhome que nós fizemos recentemente, eu posso abrir uma exceção.
Claro que eu não vou detalhar o que nós gastamos na viagem - e não é para fazer mistério, mas sim porque eu não sei e nem quero fazer esta conta!
Sério: nós seguimos, nas nossas viagens, aquela máxima do viajante oriundo de país com moeda desvalorizada - "quem converte não se diverte".
Faço o máximo para evitar saber o total dos custos das nossas viagens, pois, se nós somarmos tudo, inclusive as passagens aéreas, acho que eu desisto de viajar, só de medo!!!

Então de que trata este post?

Exatamente o que está no título: vou contar para vocês (porque é a pergunta mais frequente de TODAS que eu escuto) quanto custa viajar de motorhome pelos EUA.

Atenção: abaixo estão detalhados APENAS os custos que tivemos com o motorhome (incluindo aluguel, gasolina, gerador, gás, impostos...).

Matematicamente (isto é, sem considerar todas as outras vantagens de você viajar com a "casinha" nas costas), a conta que você tem que fazer, para ver se financeiramente vale a pena, é: some os seus custos de hospedagem + aluguel de carro + gasolina = quanto deu? (note que não estão incluídos os gastos com campings, que você só vai ter se quiser - falo mais sobre isso no final do post!)

Veja quanto deu para nós:

Aluguel Motorhome Cruise America: 25 dias por U$ 793
Milhas: 3392 (= 5427 quilômetros) x 0.34 centavos de dólar = U$ 1153,28
Uso do Gerador (microondas): 5hs X U$ 3,50 (custo por hora) = U$ 17,50
Imposto Estadual de Nevada (8.1%) = U$ 159,07
Total do Aluguel = U$ 2122,85
Gasolina: U$ 1334,58 por 383,52 galões (= 1453,54 litros)
Gás (aquecimento e fogão): U$ 102,66 (= 23,10 galões)
Total de Gastos: U$ 3560,09 por 25 dias = U$ 142,40 por dia

Conclusões:

1. Se fosse no Brasil, teríamos gasto U$ 1368,53 em gasolina, mais ou menos, considerando o preço da gasolina em Jaguarão, RS, e a cotação oficial do dólar hoje. Ou seja: a gasolina nos EUA, com o dólar caro como está hoje para nós brasileiros, não está tão barata quanto já foi, mas continua mais barata que no RS! (gastamos U$ 1334,58 lá)

2. A diária do aluguel do motorhome sai bem barata (U$ 31,72), mas não esqueça de somar todos os custos extras, principalmente as milhas, que custam 0.34 cents de dólar cada milha! Veja que, só em milhas, gastamos U$ 46,13 por dia...

3. A nossa média de quilometragem foi de 217Km/dia. Na Nova Zelândia a média foi 208Km/dia (4784Km em 23 dias).

4. Infelizmente, a Cruise America só aceita pagamento com cartão de crédito (é impossível pagar com cash), então tem que somar o IOF no valor total do aluguel, que foi de U$ 2122,85.

5. O preço médio da gasolina, no final, ficou em U$ 3,47 por galão (a mais barata foi em Nevada e a mais cara na Califórnia).

6. 1 milha = 1.61Km

7. 1 galão = 3,79l

8. O preço médio do gás, no final, ficou em U$ 4,44 por galão.

9. Pedágios e multas: quando entregamos o motorhome, a Cruise America disse que não tinha aparecido (ainda) nenhuma multa para nós, e não nos cobrou nada a título de pedágio. Estranhamos, porque sabíamos que, só nas cruzadas da Golden Gate Bridge, devíamos ter gasto uma boa graninha de pedágio - pode ser que essas cobranças ainda venham na próxima fatura do cartão de crédito :-(

10. Kits de cozinha e roupa de cama/banho: como já contei neste post, nós não alugamos os kits de cozinha e de toalhas/lençóis/cobertores/travesseiros, então você pode somar esses custos também, se você for comprar estas coisas, como nós fizemos, para ter uma ideia ainda mais exata do gasto total. Leia este post para saber mais sobre esses kits.

11. Campings: preciso fazer um post explicando melhor como funciona a questão dos campings, se vale ou não a pena ficar em camping, se dá para ficar vários dias seguidos fazendo free camping (= estacionar em qualquer lugar que não seja proibido e ali pernoitar) - mas isso fica para o próximo post. Aqui, vou me limitar (senão não termino mais!!!) a dizer que nós gastamos bem pouco com camping, pois, das 25 noites da nossa viagem de motorhome, ficamos em campgrounds apenas 11 noites, a um custo médio de U$ 32/noite de camping.

12. Estacionamentos: os gastos com estacionamentos foram um pouco superiores aos que teríamos tido se tivéssemos viajado de carro. Nos lugares em que a vaga era pequena, por exemplo, tínhamos, às vezes, que "alimentar" 2 parquímetros, para que o motorhome pudesse ocupar o espaço destinado a 2 carros (2 vagas). Em alguns lugares, como o Sea World, a Legoland e a Disneyland, os preços de estacionamento eram abusivos, na minha opinião: U$ 15 para carros e U$ 20 para motorhomes :-(

13. O consumo de gasolina no motorhome é bem alto - mesmo andando sempre nas velocidades que menos consomem, gastamos 1453,54 litros para percorrer 5427 quilômetros, ou seja, o nosso "garganta profunda" tomava 1 litro de gasolina a cada 3,73Km!

14. Se faríamos de novo, se valeu a pena?

Mil vezes! Já viajamos em todos os meios de transporte possíveis e imagináveis (de lombo de camelo a buseta, de elefante a carrinho de golfe, de avião 1ª classe à ferrovia transmongoliana), e posso afirmar que, na nossa opinião, não há nada mais legal do que uma roadtrip de motorhome, especialmente se a viagem for "em família"!

E aí, pronto para alugar o seu motorhome???

Você também já viajou de RV pelos Estados Unidos? Conte como foi a sua experiência!

Fonte: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2014/01/quanto-custa-viajar-de-motorhome-pelos.html

 

 

 

 
veja notícias anteriores >>
 

GRAND TRAILER " Transformando seu Projeto em Realidade "


NegóciosWEB