Notícias do Turismo
 

 

Você sabe quais as vantagens e dicas de viagem com motorhome?

Muita gente tem vontade de viajar de Motorhome! E a gente resolveu te ajudar falando um pouco sobre as vantagens de viajar assim, veja algumas dicas de viagem com Motorhome.


Bom, a primeira palavra que vem a cabeça quando falamos em viajar de motorhome é LIBERDADE!

Sim, liberdade de ficar onde você quiser, liberdade de fazer sua própria comida … eu já me imagino nos Estados Unidos, mais especificamente no Whole Foods (quem não conhece, é um supermercado incrível de lá, com tudo orgânico e muitos produtos veganos … eu moraria fácil dentro de um deles! rsrs) e comprando todas aquelas delícias veganas que não encontramos aqui no Brasil! rs

Mas como qualquer viagem, tem que se planejar bem para não cair em uma roubada, pois existem vários gastos que podem fazer sua viagem acabar saindo mais cara que uma convencional.

E a primeira coisa é a escolha do destino! Escolha destinos que tenham uma ótima infraestrutura para esse tipo de viagem.

Viajar de Motorhome é ter a liberdade de mudar o roteiro a qualquer momento! Chegou em uma cidade que estava nos seus planos, mas não era o que você imaginava … recalcule sua rota e pé na estrada!

É muito importante que você saiba onde estão os bons campings para pernoitar, onde possa ter acesso a energia elétrica, onde tenha estação de despejo de dejetos do motorhome de forma ecológica (não pode despejar em qualquer lugar para não causar poluição) e onde você possa reabastecer o reservatório de água.

E claro, que esse destino tenha ótimas estradas ! O que, infelizmente, não é o caso do Brasil, que não existe quase nada de infraestrutura para Motorhomes e as estradas, em sua grande maioria, se encontram em péssimo estado.

Bem diferente de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, vários países da Europa, entre outros.

Depois da escolha do destino, melhor fazer um bom planejamento do roteiro, dos lugares que quer conhecer, ver as distâncias e colocar na ponta do lápis os gastos com combustível, com alimentação, ver valores das estadias em campings que pretende pernoitar. A maior economia, geralmente, fica por conta da alimentação, já que você pode fazê-las ali mesmo, no motorhome.

Viajar de Motorhome requer um bom planejamento para não cair em roubadas! A escolha do destino é fundamental!

Para dirigir um motorhome, tanto aqui quanto no exterior, basta uma habilitação normal, categoria B.

As vantagens de se alugar um Motorhome é não se preocupar com a manutenção. Para isso basta acionar o seguro já incluso no pacote de locação. E antes de cair na estrada, tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo. Para não esquecer de nada, vale anotar tudo o que você precisa saber, quantos litros de água o veiculo comporta, como funciona a calefação e o ar, como despejar os detritos do banheiro e da cozinha e qual a frequência, entre outras.

Pensando no roteiro e nas facilidades, uma boa dica é evitar grandes cidades. O Motorhome é um veiculo grande e difícil de estacionar em qualquer lugar. Imagina você em uma cidade como São Paulo, naquele mega trânsito, buscando uma vaga ? Não é bacana não é mesmo!

Outra coisa muito importante é a água. Economize o máximo que puder. Os reservatórios dos carros variam entre 120 a 500 litros e normalmente é possível reabastecê-los nos campings e alguns postos de gasolina. Mas se você é do tipo que gosta de um banho mais demorado, repense essa atitude.

Algumas outras dicas para facilitar o seu dia a dia na viagem:
leve pouca bagagem. Os bagageiros desses carros não são muito grandes, e com várias pessoas no carro, pode ser que não caibam todas as malas.

Se você preza pelo conforto, alugue um carro com capacidade maior do que a necessária. Esses carros são bem estruturados, mas quando você está com a capacidade máxima de ocupantes, costuma ficar um pouco apertado. Se estiverem em 4 pessoas, por exemplo, alugue um carro para 6.

Faça um bom planejamento de compras no mercado. Tanto de comida, quanto de produtos de limpeza. Lembre-se de vassoura, rodo, panos de limpeza …

Segurança sempre. Use sempre o cinto de segurança durante a viagem e sempre sentem nos lugares corretos.

E ainda falando em segurança, cuidado com objetos soltos dentro do carro durante a viagem. Os armários tem travas, então o bacana é sempre deixar tudo organizado e guardado no seu devido lugar, evitando assim acidentes.

Verifique todos os extras que podem ser solicitados juntamente na locação do Motorhome. Um exemplo são cadeiras e mesa para área externa, kits de cozinha,

Dentro do Motorhome existem várias tomadas, super necessárias para manter os equipamentos carregados (notebooks, celulares, cameras) e essas tomadas só funcionam quando o veiculo está “plugado” na rede elétrica em algum camping. Por isso, programe-se bem para carregar os equipamentos a noite e pela manhã, e se for o caso, leve “power banks” para que possa ter cargas extras durante a viagem.

O chuveiro, fogão, geladeiras funcionam também com aquecimento a gás, então é mais tranquilo para usar fora do camping. Mas quando o carro está plugado, eles utilizam a energia elétrica, economizando assim o gás.

Falando em camping, verifique o horário de funcionamento deles. Pois alguns fecham a noite e se você ver que não conseguirá chegar dentro do horário, ligue e veja como proceder. Por isso o planejamento das paradas é muito importante.

Vegan4you

 

 

 

 

 
veja notícias anteriores >>
 

GRAND TRAILER " Transformando seu Projeto em Realidade "


NegóciosWEB